Elementos vazados

Com a promessa de trazer leveza, luminosidade e ventilação, os elementos vazados retomam lugar de destaque na arquitetura e na decoração. Navegue pela galeria de fotos e reveja clássicos como os cobogós e atualíssimos painéis com aberturas

 

 

 

A parede que fechava a visão da sala na entrada deste apartamento foi substituída pelo painel com círculos de madeira laqueada. O projeto é do designer de interiores Francisco Cálio.

Edu Castello / Casa e Jardim

 

 

 

 

A parede de círculos vazados define os ambientes desta casa sem sufocar ou isolar totalmente um espaço do outro.                                                                                                                                                                    Arquivo / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

Graças à abertura ripada de madeira laqueada branca, a arquiteta Flávia Gerab resolveu o que poderia virar um problema na sala. O canto de leitura, local apreciado pelo morador, perderia uma grande entrada de luz natural, caso fosse inteiramente fechado.
Edu Castello / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

A parede de cobogós faz uma leve divisão entre a cozinha e o corredor para as suítes neste apê. A arquiteta Karina Fontana escolheu o elemento vazado para obter o máximo de luminosidade e ventilação entre as áreas, e não isolá-las.

 Edu Castello / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

 

 

O morador e o arquiteto George Mills optaram pelos cobogós para dividir a garagem e a passagem de pedestres.
Edu Castello / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

 

 

 

A trepadeira-de-arco começou a escalar a pérgola. Assim, o quintal ganhará um pouco mais de sombra, mas ainda será agraciado pelo sol. Projeto da paisagista Claudia Muñoz
Edu Castello / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

No hall de entrada, a parede de nogueira-americana ganha, ao final do percurso, quatro aberturas verticais que dão uma visão parcial da sala neste apartamento. Projeto da arquiteta Fabiana Avanzi.

Edu Castello / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

A parede que fechava a visão da sala na entrada deste apartamento foi substituída pelo painel com círculos de madeira laqueada. Projeto de Francisco Cálio, designer de interiores.

Edu Castello / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

 

 

Depois da reforma, o ambiente ganhou mais luz natural com os elementos vazados aplicados na parede divisória do quarto do casal.
Mayra Acayaba / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

 

Entre a sala de jantar e a cozinha, as arquitetas Carol Farah e Vivi Cirello instalaram iluminação no teto para valorizar o painel que separa os ambientes, com três portas deslizantes de ferro e madeira ripada.

Edu Castello / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

 

 

Os raios solares entram à tarde nesta casa, assinada pelo arquiteto Carlos Warchavchik, através dos vidros nos caixilhos de concreto.

Edu Castello / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

 

Acima do aparador, uma abertura com ripas de carvalho ebanizado leva luz natural para o hall. Projeto assinado pelo decorador Gilberto Cioni e pelo arquiteto Olegário de Sá

Marcelo Magnani / Casa e Jardim

 

 

 

 

 

 

 

A vedete desta cozinha branca é o cobogó original. Um painel de vidro pode ser fechado, delimitando a área de serviço e protegendo o local do vento e da chuva

Editora Globo / Casa e Jardim

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Link: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF85870-16772,00-ELEMENTOS+VAZADOS.html#fotogaleria=4