6 idéias contemporâneas com elementos vazados

Projetos com cobogós dividindo ambientes, compondo escadas, estantes e outras propostas

Nos anos 30, esta genuína criação brasileira chamada cobogó ajudou a definir a linguagem de nossa arquitetura moderna. Hoje, projetos contemporâneos se apropriam da forma, ressaltam a função e exploram a plasticidade do elemento vazado, que se mostra mais atual e lindo do que nunca. Confira na galeria abaixo 6 propostas que utilizaram com maestria o material.

 

Suave Demarcação

Ao alocar a garagem perto da entrada desta casa em Brasília, o escritório BLOCO Arquitetos subiu dois muros, de 3m e 3,40m de comprimento por 2,20m de altura, com cobogós de concreto (Premoldados Brasil). Ancorados nos pilares da fachada e do portão, eles ganharam reforço entre fiadas e uma moldura de chapas de aço dobradas. (Foto: Joana França)

 

 

 

Como uma renda

O arquiteto Alan Chu delimitou cozinha e lavabo por meio de paredes erguidas com 420 cobogós (Cerâmica Martins) nesta reforma em São Paulo. Pintados de branco e com argamassa nas junções a fim de conter os ferros que sustentam as fiadas, as peças formam um charmoso conjunto, responsável pela atmosfera delicada e feminina do apartamento. (Foto: Alan Chu)

 

 

Inspiração modernista

Vizinho da rampa de acesso, o paredão de 5,70 x 16,80 m marca a transição entre exterior e interior na lateral desta morada paulistana. Projeto arquitetônico do studio mk27 e de Fernanda Neiva (Galeria Arquitetos) – que desenhou os exclusivos blocos de concreto, moldados pela Gesso Goes –, e interiores de Diana Radomysler. (Foto: Fernando Guerra)

 

 

Múltiplas funções

Nesta residência em São Paulo, o escritório Perkins+Will bolou uma solução capaz de integrar os três níveis do vão da escada: a alternância de diferentes elementos pré-moldados de concreto (Winblok) ao longo dos 9 m de altura. Modelos com fundo funcionam como estante e se revezam com unidades fechadas com vidro fixo ou basculante. (Foto: Daniel Ducci)

 

 

Frescor de cima a baixo

Ventilação era um fator primordial neste projeto em São Sebastião, no litoral paulista. Para cumprir o objetivo, o arquiteto Gustavo Calazans elaborou um fechamento que alterna vidraça e caixilhos de concreto e abraça os pilares da escada, deixando um vão de 10 cm nas laterais para a passagem do ar. (Cacá Bratke)

 

 

Sombras em triângulos

Com a intenção de barrar o sol poente que incide deste lado da casa brasiliense, o escritório cbr arquitetura ergueu na fachada uma parede de 3 x 14 m com elementos vazados de concreto (Premoldado Brasil) pintados de branco. Na entrada, um vidro separa o estar – recurso dispensado na sala de jantar, ao fundo, junto ao jardim com pergolado. (Foto: Edgard César)

 

 

 

Fonte: Revista Arquitetura & Construção

Link: http://arquiteturaeconstrucao.uol.com.br/noticias/materiais/6-ideias-contemporaneas-com-elementos-vazados.phtml#.V8WlupNdVjs